terça-feira, 30 de março de 2010

um ano do primogênito

hoje se completa um ano do lançamento do meu primeiro livro. do meu primogênito. um livro em nada literário, e muito em biográfico. um livro escrito em parceria com meu pai. na verdade, a ideia toda foi dele. desde 2005 matutando a escrita de um livro que contasse a história do meu avô, pai dele, ex-goleiro do caxias na década de 50.
_____
foram alguns entraves que tivemos. tentamos via fundação cultural, editais do estado e o escambau a quatro. óbvio, tomamos na cara.
_____
aí, com ajuda familiar, metemos a cara em fazê-lo por conta própria. e o filhote nasceu. e foi lançado no dia 30 de março de 2009, na s.e.r. tigre, num evento bonitéssimo (tá, eu sou suspeito a falar).
______
hoje continuamos vendendo/distribuíndo o livro. vezemquando encontramos alguém que ouvira falar mas que não tivera acesso. vezemquando revemos pessoas importantes que são parte da história contada no livro.
____
um recorte da história do futebol joinvilense e catarinense. um foco sobre os anos 50 e o bicampeonato do caxias de joinville. mas não só. há muito da história do futebol catarinense em todas as décadas, até os anos 2000. há a trajetória do vô, vilmar puccini, como pessoa e como profissional. há a trajetórias de outros tantos com quem vô conviveu. um resgate, sim, de certa forma.
____
comemoramos discretamente, eu e pai, esta data. que para sempre ficará marcada entre nós. a sensação de ter um livro publicado é gostosa. é diferente de tudo. entrar em algumas livrarias e ver um livro de sua autoria lá. ver um livro de sua autoria procurado pelas pessoas. não há nada de luxuoso nisso, não. há muito de satisfatório. uma sensação de dever cumprido após tanto tempo de pesquisas, leituras e escritas. afinal, um livro tem de ser feito, também, pensando no seu possível leitor. assim o fizemos.
_____
ítalo.

Um comentário:

Ricardo Drago disse...

boa tarde, gostaria de entrevista-lo pro meu blog, se puder, só me enviar um mail, ou me dizer seu mail

grande abraço e já te linkei ao nosso blog
Ricardo